terça-feira, 26 de agosto de 2014

Seminário de Vida - O Semeador

Com as graças de Deus, iniciamos no dia 18 de agosto mais um Seminário de Vida no Espírito Santo. Uma grande oportunidade de nos encontrarmos verdadeiramente e intimamente com Deus, crescermos no nosso relacionamento com Jesus e com os irmãos e de experimentarmos o poder do Espírito Santo em nossas vidas.

Com o Tema: O Semeador, Grácia nos levou a refletir como está a terra do nosso coração neste início de Seminário, onde o Semeador Jesus irá lançar a semente da Palavra.
 
 
Refletimos que, não importa como se encontra o nosso coração, a essência do nosso coração é a bondade, e que o Seminário vai nos ajudar a encontrar esta essência, que é ser terra boa e fértil.
Na parábola do Semeador (Mt 13, 1-9), Jesus nos mostra o perfil de cada coração que recebe a Palavra de Deus através de 4 solos diferentes:

O SOLO A BEIRA DO CAMINHO, solo duro e compacto onde a semente cai e não se aprofunda, e vem os pássaros e as come.
Este solo duro para cada um de nós, é aquele que ouve a Palavra e não a entende. Não pela incapacidade da semente, mas pela dureza do nosso coração.
Deus está semeando no meu coração e o inimigo vai arrancando aquela semente que não consegue germinar. Tira tudo aquilo que Jesus lançou no nosso coração.

O SOLO PEDREGOSO. É aquele solo em que a semente até germina, mas como não tem terra suficiente ela não consegue se aprofundar. Vem o sol e ela morre.
Este é o tipo de coração que recebe a Palavra de Deus com alegria, mas como ela não se enraíza em Cristo, na primeira dificuldade desiste, não persevera.
 
O SOLO CHEIO DE ESPINHOS. Os espinhos crescem e sufocam as sementes.
Comparando com o nosso coração, os espinhos são os deuses que elegemos como nossos senhores. Duas coisas tão diferentes convivendo no mesmo lugar não podem dar fruto. As coisa do mundo vão sufocar a Palavra de Deus que é lançada no nosso coração.
Precisamos deixar que Jesus trabalhe a terra do nosso coração tirando tudo aquilo que estamos agarrados e não queremos largar.

A TERRA BOA. Terra boa é aquela em que a semente vai cair e germinar. Uma terra tão boa que rapidamente torna-se uma árvore frondosa, mas solo bom não é aquele que a planta só cresce, mas aquela que dá fruto. Nós precisamos dar frutos.
 
É isto que Jesus quer de nós. Que a Palavra dele caia no nosso coração, que germine verdadeiramente. Uma planta forte, que podem vir as intempéries, podem vir as provações e nós continuaremos de pé. Amém.
 
FOTOS DIVERSAS




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário