quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Seminário de Vida - FÉ E CONVERSÃO


O tempo está passando muito rápido, já estamos na quarta semana do nosso Seminário de Vida no Espírito Santo.
Nesta segunda-feira, 08 de setembro, com o dia bastante chuvoso, tivemos a palestra de Fé e Conversão, partilhada com muita sabedoria pelo Padre Ivan. Com muitos testemunhos, lições de vida e várias  passagens engraçadas, ele tocou os corações dos presentes.



Alguns trechos da palestra:

Fé é a certeza das coisas que não entendemos com a razão e aceitamos com o coração. É a confiança em Deus que transcende a minha pessoa.
Nós somos limitados, mesmo sendo ateus dizemos: Ai meu Deus!
Confiar nos homens não adianta porque eles traem. Nós precisamos colocar a nossa confiança em Deus que nunca trai.
Deus está tão presente nas nossas vidas que é impossível dizer: eu não creio.
"Quando eu tive um câncer eu perguntei a Deus: Por quê? Ele não respondeu mas agiu." Quando Deus permite que tenhamos alguma coisa não é para punir, Ele corrige, e só corrige quem ama. Deus não é punitivo Ele é corretivo.

Nós estamos em processo de conversão, quanto mais chego perto da luz mais eu percebo as minhas incorreções. Se deixássemos nos atrair pela Luz não morreríamos, mas teríamos a vida eterna. Esta Luz brilha, não para que eu a contemple, mas para que eu deixe me envolver por ela. Quando temos uma experiência profunda com Deus o nosso rosto brilha.
Deus quer que passemos por um processo de assemelhamento, e quando temos fé passamos por este processo. Amar é passar por um processo de assemelhamento. Se passássemos por este processo nosso rosto brilharia.
Será que manifestamos a cara do Pai? Ao longo da vida devemos nos parecer com o Pai.
Paulo passou por este processo:

"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."(Gal 2,20).


A conversão  é um processo contínuo, cada dia eu vou me convertendo.
Deus nos fala através dos acontecimentos, e quando Ele nos fala é para nossa conversão. O essencial é ter um coração convertido, um coração capaz de amar a Deus e ao irmão.
Quando eu estou em conversão eu vejo o que me afasta de Deus - o Pecado.
O pecado é trinitário - ofendo a Deus, ofendo a mim mesmo e a meu irmão. Quando eu peco eu firo o coração de Deus, firo o meu coração e estou deixando de amar o meu irmão.
Estar em conversão é estar amando a Deus e a meu irmão.
Eu tenho que amar o outro na diferença. Se eu amo só aquele que é parecido comigo é porque eu me amo tanto, que quero prolongar a mim mesmo através do irmão. Quem ama não usa o pronome possesivo: meu marido, meu filho...Ame-os  como o são, isto é conversão.
Ter fé é acreditar que Deus vai agir no dia que Ele quiser, da forma que Ele quiser. Mesmo que eu não sinta nada eu digo: estou aqui Senhor. Não tenho resposta mas estou aqui.
Deus age na hora certa. Muitas vezes queremos apressar Deus, queremos respostas imediatas. Deus vê além da realidade. Deus não dá migalhas, Ele me dá o que tem de melhor.
Busque este Deus profundamente.

Conversão é você ir vendo Deus nas pequenas coisas: na natureza, nos acontecimentos, nas Sagradas Escrituras. Se entregue nos braços do Amado. Faça uma experiência de fé. À medida que formos nos entregando vamos vendo a beleza de Deus.
Deus quer entrar no meu coração. Eu não quero Deus do meu lado, eu quero Deus comigo. É no ombro deste amigo que eu quero reclinar a minha cabeça.
Conversão é coisa gradativa, quando eu menos pensar vou estar dizendo: Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim. É preciso que, ao sair do meu encontro com Deus o meu rosto brilhe.
 
FOTOS DIVERSAS



 



 



 


 

 

 




 













 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário