domingo, 29 de setembro de 2013

Seminário de Vida - Preparação para a Efusão
Na última 6ª feira (27), tivemos uma palestra com o Padre Ivan em preparação para a Efusão do Espírito Santo que acontecerá amanhã (30).
Aqui colocamos um resumo do que ele partilhou:
O profeta Ezequiel na Sagrada Escritura nos diz que quando estamos mergulhados no pecado ficamos carcomidos, quase como mortos, corroídos e apesar de parecermos "bonitinhos" por fora, somos "ordinários" por dentro.
É necessário que tenhamos a consciência do pecado porque ele "mata" a nossa vida e para sair dele, só através de muita oração e jejum. Ele afirmou que acredita num DEUS que ressuscita e que tem um projeto para ele, Padre Ivan, e para cada um de nós, porém, esse projeto só se concretizará quando DEUS quiser, na hora que ELE quiser e não haverá nada que O impedirá.
Não adianta se lamentar, murmurar, remoer os pecados passados e permanecer do mesmo jeito.
Na parábola do filho pródigo, o jovem saiu de casa, pintou, bordou e quando percebeu que não lhe restava mais nada resolveu voltar para sua casa porque lá encontraria o AMOR na pessoa do seu pai e é o AMOR que faz toda a diferença. O jovem reconheceu seu erro, arrependeu-se e não ficou se lamentando.
O plano de DEUS tem para nós pode não ser realizado hoje, agora, nem amanhã, mas para que aconteça precisamos consentir, acolher a sua Palavra sentir o seu imenso AMOR.
O batismo no Espírito Santo representa este reencontro do "filho pródigo" com o PAI. É um momento de festa, de celebração. Iremos olhar o mundo não com os olhos da matéria mas com os olhos do espírito para ver a essência, a beleza interior, as manifestações de DEUS. 
Para termos a experiência do Espírito Santo não é necessário sentirmos "coisas ou sensações" extraordinárias, porque ELE age de forma silenciosa. As "coisas" novas que desejamos sentir só acontecerão se nos deixrmos seduzir, nos impregnarmos desse ESPÍRITO.
Passar pela experiência do batismo é deixar o egocentrismo de lado para nos voltarmos ao CRISTOCENTRISMO. É nos sentirmos vivos, animados, amorosos porque somos filhos de DEUS, por ELE amado e sermos reconhecidos do presente da VIDA que ELE nos concede ao acordar, um novo dia, como se um novo céu estivesse se abrindo cheio de oportunidade.
Uma característica marcante do verdadeiro cristão é não perder a esperança, acreditar que amanhã sempre será melhor.
Lembremos que o  Santíssimo já está dentro de nós, somos templo sagrado do Espírito Santo e Ele nos escolheu, nos ungiu. E para nos prepararmos para tão especial momento, precisamos fazer uma reflexão dos nossos pecados, falarmos na intimidade com o Pai das nossas inquietações, fazermos uma confissão, entrarmos em oração, silenciarmos, abrirmos os "ouvidos do coração" para escutarmos o que DEUS tem para nos dizer. E para sermos felizes precisamos saber o que ELE quer de cada um de nós.

Como a vida não nos pertence, e sim,  a DEUS, deixemos que ELE resolva nossos problemas. Aprendamos a confiar e rer com convicção que ELE tudo pode.
É depois da Efusão do Espírito Santo que começará o processo de espiritualidade, e, o importante é que nós possamos sentir o desejo de não sermos como aquele cadáver que foi citado na parábola em Ezequiel. Estaremos renovados, abastecidos, animados e prontos para SERVIR, porque tudo passará a ser festa, comemoração de uma vida nova.

2 comentários:

  1. Amei!!!! Padre Ivan disse tudo o que precisava ser dito antes de receber o Batismo no Espírito Santo. Sinto muitíssimo não está presente neste dia de reflexão. Tomara que todos tenham aproveitado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Maria da Fé, realmente a palavra de Deus é a nossa força.
    Como diz em Heb 4,12-13 "Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas."
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir